Nunca é demais lembrar que processos fazem parte de qualquer negócio, afinal, funcionam como um checklist de passos a serem seguidos pelas pessoas certas, na hora certa. Uma vez implementados, fornecem consistência, controle e eficiência à organização.
Para atender ao desafio de organizar e facilitar processos organizacionais de baixa ou alta complexidade, internos ou externos nas corporações, nasceu a metodologia conhecida como BPM (Business Process Management) – em português, Gerenciamento de Processos de Negócio.
Visando adicionar mais recursos para maior inteligência nos processos, o BPM evolui e, assim, surgiu o iBPM.
O que significa iBPM?
Para entendermos o que é iBPM basta analisarmos um detalhe: a letra “i” antes da sigla vem da palavra “Intelligent”. Logo, iBPM significa Intelligent Business Process Management, ou Gestão de Processos de Negócios Inteligentes. Esta nova direção que caminha o BPM integra aos processos diários tecnologia de ponta – como RPA (Robotic Process Automation) – machine learning, big data e inteligência artificial.
Ao contrário do que se pode pensar, o termo não é tão novo assim. Foi em 2012, durante o Gartner Business Process Management Summit, que ele foi divulgado pela primeira vez. Segundo o Gartner Group, iBPM seria a “próxima geração do BPM”.
Ainda nas próprias definições do Gartner, “recursos como validação (simulação de processo, incluindo “what if”) e verificação (conformidade lógica), otimização e a capacidade de obter insights sobre o desempenho do processo foram incluídos em muitas ofertas de BPMS por vários anos. Os iBPMSs adicionaram suporte aprimorado à colaboração humana, como integração com mídia social, tarefas de processo habilitadas para dispositivos móveis, análise de fluxo contínuo e gerenciamento de decisões em tempo real”.
Em termos simples, o BPM inteligente utiliza todas as vantagens de um Business Process Management e acrescenta tecnologia como inteligência artificial para melhorar a eficiência. Sendo assim, a ferramenta ajuda empresas a automatizar dinamicamente mais tipos de experiências e produzir análises de dados automatizadas.
Por isso, especialistas consideram que enquanto o BPM ajuda organizações a planejarem e automatizarem seus processos complexos, o iBPM vai um passo além, porque constrói um ambiente de tecnologia dinâmico.
O que tem de tão especial no iBPM?
Quando o termo surgiu em 2012 já estava claro que o fato de otimizar processos para obter mais eficiência e reduzir custos não era mais suficiente. Desde aquela época já se sabia da necessidade de empresas serem mais flexíveis às mudanças de mercado e ágeis para decidirem os próximos passos.
A transformação digital e as novas tecnologias mostraram a importância da análise de dados em tempo real para tomadas de decisões mais precisas. Dessa maneira, o foco do iBPM não são os processos, mas sim a informação. Podemos então dizer que o que torna o Intelligent Business Process Management especial é que ele transforma dados em informação.
Com informações em mãos, o conhecimento da empresa se expande e como consequência ela passa a ter muito mais insights para atuar na melhoria de processos. O resultado disso é a melhoria contínua nos processos de negócios que se traduz na melhoria no atendimento ao cliente final.
Por utilizarem tecnologias como big data, aprendizado de máquina e inteligência artificial, sistemas de iBPM melhoram a experiência do processo, sua escalabilidade, flexibilidade e automação.
Conforme Jim Sinur, autor do livro “Intelligent BPM Systems: Impact and Opportunity”, “o gerenciamento inteligente de processos de negócios é a próxima geração de BPM empresarial, aproveitando os avanços tecnológicos recentes para atingir um grau de capacidade de resposta operacional que não era possível com a plataforma de processos de negócios de ontem”.
Em suma, o iBPM enriquece o BPM, expandindo seu escopo.
Principais características do iBPM
Dentre os principais atributos do iBPM, o mais expressivo é a análise de negócios em tempo real. Por possibilitar a identificação de correlações significativas em dados estruturados ou não estruturados, melhora a visibilidade do processo e, portanto, a capacidade de tomada de decisões.
Sobre análise de dados, ao utilizar dados de contexto externo e dados sociais (como opinião de especialistas e opinião do cliente), o iBPM capacita os usuários a anteciparem as demandas do cliente e determinarem a próxima ação. Mais uma vez, a precisão na tomada de decisões está no foco.
Outra característica do Intelligent Business Process Management são as tecnologias expandidas para apoiar a mobilidade. As plataformas móveis possibilitam os colaboradores a terem acesso instantâneo aos processos de negócios, independentemente de onde estejam. Assim, melhoram a eficiência e todo o processo torna-se mais ágil.
Tudo isso já mostra vantagens importantes do iBPM, mas existe um atributo que pode trazer ainda mais valor em longo prazo. Trata-se da introdução do Processamento de eventos completos (CEP, do inglês Deep complex-event processing). O CEP analisa grandes volumes de dados para monitorar padrões inesperados e responder às oportunidades e riscos em evolução.
Justamente porque melhora os recursos de tomada de decisão, o iBPM pode fornecer vários benefícios em diversos setores.
Para que tipo de organização o iBPM é indicado?
Qualquer organização ou sistema pode se beneficiar da tecnologia avançada e das análises de um iBPM. Por exemplo, para o desenvolvimento de produtos, graças aos dados coletados de feedback de usuários, o iBPM possibilita que a empresa consiga atender às necessidades de seus clientes. Como benefícios estão os custos reduzidos no desenvolvimento de produtos e aumento da aceitação do mercado.
Na tecnologia, o Intelligent Business Process Management, usando análise de dados em tempo real, detecta problemas de clientes antes que eles ocorram, munindo a organização com os dados que precisa para agir proativamente e evitar uma experiência negativa do cliente. Para a área financeira, os usuários conseguem avaliar em tempo real o impacto de uma ameaça ou oportunidade potencial a fim de que elaborem um plano de contingência.
Enfim, os exemplos são os mais variados. O que queremos mostrar é que todas as empresas, e todos os seus setores, podem ganhar muito com a adoção do iBPM.
Como adotar um software iBPM?
Essa “nova” abordagem do BPM não é tão nova assim, pois como mostramos o termo surgiu em 2012. Como trata-se de uma visão de Business Process Management mais avançada, existem sistemas no mercado que atendem alguns dos atributos de um iBPM.
O Fusion Platform é um deles, e antes de finalizar este post, explicamos o porquê. Um dos benefícios do iBPM é a agilidade em executar processos, certo? Pois bem, graças ao Fusion Mobile, as solicitações, atividades pendentes e tarefas podem ser executadas a qualquer hora e em qualquer lugar.
Além disso, a agilidade no processo de tomada de decisão é promovida através da criação de ações rápidas em processos, com ações como de Aprovação, Reprovação, entre outras. Já para análise e extração de informações, com a solução de Analytics os usuários criam data warehouses e conectam diversos tipos de bancos de dados ou webservices.
Em outras palavras, o Fusion Platform tem as ferramentas que sua empresa precisa para tomadas de decisão muito mais ágeis e precisas.
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Quer saber mais sobre o assunto? Ouça nosso podcast sobre como implementar o BPM nas empresas: