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Já ouviu falar em BPM “inteligente”? Conheça o iBPM

Por Felipe Bahiense11/02/2021 em Processos/BPM, Deixe um comentário
Já ouviu falar em BPM “inteligente”? Conheça o iBPM

Nunca é demais lembrar que processos fazem parte de qualquer negócio, afinal, funcionam como um checklist de passos a serem seguidos pelas pessoas certas, na hora certa. Uma vez implementados, fornecem consistência, controle e eficiência à organização.

Para atender ao desafio de organizar e facilitar processos organizacionais de baixa ou alta complexidade, internos ou externos nas corporações, nasceu a metodologia conhecida como BPM (Business Process Management) – em português, Gerenciamento de Processos de Negócio.

Visando adicionar mais recursos para maior inteligência nos processos, o BPM evolui e, assim, surgiu o iBPM.

O que significa iBPM?

Para entendermos o que é iBPM basta analisarmos um detalhe: a letra “i” antes da sigla vem da palavra “Intelligent”. Logo, iBPM significa Intelligent Business Process Management, ou Gestão de Processos de Negócios Inteligentes. Esta nova direção que caminha o BPM integra aos processos diários tecnologia de ponta – como RPA (Robotic Process Automation) – machine learning, big data e inteligência artificial.

Ao contrário do que se pode pensar, o termo não é tão novo assim. Foi em 2012, durante o Gartner Business Process Management Summit, que ele foi divulgado pela primeira vez. Segundo o Gartner Group, iBPM seria a “próxima geração do BPM”.

Ainda nas próprias definições do Gartner, “recursos como validação (simulação de processo, incluindo “what if”) e verificação (conformidade lógica), otimização e a capacidade de obter insights sobre o desempenho do processo foram incluídos em muitas ofertas de BPMS por vários anos. Os iBPMSs adicionaram suporte aprimorado à colaboração humana, como integração com mídia social, tarefas de processo habilitadas para dispositivos móveis, análise de fluxo contínuo e gerenciamento de decisões em tempo real”.

Em termos simples, o BPM inteligente utiliza todas as vantagens de um Business Process Management e acrescenta tecnologia como inteligência artificial para melhorar a eficiência. Sendo assim, a ferramenta ajuda empresas a automatizar dinamicamente mais tipos de experiências e produzir análises de dados automatizadas.

Por isso, especialistas consideram que enquanto o BPM ajuda organizações a planejarem e automatizarem seus processos complexos, o iBPM vai um passo além, porque constrói um ambiente de tecnologia dinâmico.

O que tem de tão especial no iBPM?

Quando o termo surgiu em 2012 já estava claro que o fato de otimizar processos para obter mais eficiência e reduzir custos não era mais suficiente. Desde aquela época já se sabia da necessidade de empresas serem mais flexíveis às mudanças de mercado e ágeis para decidirem os próximos passos.

A transformação digital e as novas tecnologias mostraram a importância da análise de dados em tempo real para tomadas de decisões mais precisas. Dessa maneira, o foco do iBPM não são os processos, mas sim a informação. Podemos então dizer que o que torna o Intelligent Business Process Management especial é que ele transforma dados em informação. 

Com informações em mãos, o conhecimento da empresa se expande e como consequência ela passa a ter muito mais insights para atuar na melhoria de processos. O resultado disso é a melhoria contínua nos processos de negócios que se traduz na melhoria no atendimento ao cliente final.

Por utilizarem tecnologias como big data, aprendizado de máquina e inteligência artificial, sistemas de iBPM melhoram a experiência do processo, sua escalabilidade, flexibilidade e automação.

Conforme Jim Sinur, autor do livro “Intelligent BPM Systems: Impact and Opportunity”, “o gerenciamento inteligente de processos de negócios é a próxima geração de BPM empresarial, aproveitando os avanços tecnológicos recentes para atingir um grau de capacidade de resposta operacional que não era possível com a plataforma de processos de negócios de ontem”.

Em suma, o iBPM enriquece o BPM, expandindo seu escopo.

Principais características do iBPM

Dentre os principais atributos do iBPM, o mais expressivo é a análise de negócios em tempo real. Por possibilitar a identificação de correlações significativas em dados estruturados ou não estruturados, melhora a visibilidade do processo e, portanto, a capacidade de tomada de decisões.

Sobre análise de dados, ao utilizar dados de contexto externo e dados sociais (como opinião de especialistas e opinião do cliente), o iBPM capacita os usuários a anteciparem as demandas do cliente e determinarem a próxima ação. Mais uma vez, a precisão na tomada de decisões está no foco.

Outra característica do Intelligent Business Process Management são as tecnologias expandidas para apoiar a mobilidade. As plataformas móveis possibilitam os colaboradores a terem acesso instantâneo aos processos de negócios, independentemente de onde estejam. Assim, melhoram a eficiência e todo o processo torna-se mais ágil.

Tudo isso já mostra vantagens importantes do iBPM, mas existe um atributo que pode trazer ainda mais valor em longo prazo. Trata-se da introdução do Processamento de eventos completos (CEP, do inglês Deep complex-event processing). O CEP analisa grandes volumes de dados para monitorar padrões inesperados e responder às oportunidades e riscos em evolução.

Justamente porque melhora os recursos de tomada de decisão, o iBPM pode fornecer vários benefícios em diversos setores.

Para que tipo de organização o iBPM é indicado?

Qualquer organização ou sistema pode se beneficiar da tecnologia avançada e das análises de um iBPM. Por exemplo, para o desenvolvimento de produtos, graças aos dados coletados de feedback de usuários, o iBPM possibilita que a empresa consiga atender às necessidades de seus clientes. Como benefícios estão os custos reduzidos no desenvolvimento de produtos e aumento da aceitação do mercado.

Na tecnologia, o Intelligent Business Process Management, usando análise de dados em tempo real, detecta problemas de clientes antes que eles ocorram, munindo a organização com os dados que precisa para agir proativamente e evitar uma experiência negativa do cliente. Para a área financeira, os usuários conseguem avaliar em tempo real o impacto de uma ameaça ou oportunidade potencial a fim de que elaborem um plano de contingência.

Enfim, os exemplos são os mais variados. O que queremos mostrar é que todas as empresas, e todos os seus setores, podem ganhar muito com a adoção do iBPM.

Como adotar um software iBPM?

Essa “nova” abordagem do BPM não é tão nova assim, pois como mostramos o termo surgiu em 2012. Como trata-se de uma visão de Business Process Management mais avançada, existem sistemas no mercado que atendem alguns dos atributos de um iBPM. 

O Fusion Platform é um deles, e antes de finalizar este post, explicamos o porquê. Um dos benefícios do iBPM é a agilidade em executar processos, certo? Pois bem, graças ao Fusion Mobile, as solicitações, atividades pendentes e tarefas podem ser executadas a qualquer hora e em qualquer lugar. 

Além disso, a agilidade no processo de tomada de decisão é promovida através da criação de ações rápidas em processos, com ações como de Aprovação, Reprovação, entre outras. Já para análise e extração de informações, com a solução de Analytics os usuários criam data warehouses e conectam diversos tipos de bancos de dados ou webservices. 

Em outras palavras, o Fusion Platform tem as ferramentas que sua empresa precisa para tomadas de decisão muito mais ágeis e precisas.

Quer conhecer melhor o Fusion Platform? Visite nosso site e teste a solução gratuitamente. 

Quer saber mais sobre o assunto? Ouça nosso podcast sobre como implementar o BPM nas empresas:

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Felipe Bahiense

CEO e fundador da Neomind, bacharel em Sistemas de Informação pela Unisociesc e membro e certificado da AIIM (Association for Information and Image Management). Atua na área de gestão da informação há mais de 19 anos como líder de projetos críticos em gestão de documentos, processos e inteligência competitiva.

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